quarta-feira, 16 de julho de 2014

Seis dicas para aprender a dizer "não"






















Seis dicas para aprender a dizer "não"


Responder de forma positiva a todas as solicitações
 é uma das principais causas de perda de tempo 
no trabalho e na vida.


Para especialista, dificuldades para dizer "não" é uma maneira de terceirizar a administração pessoal. Dizer "sim" quando a vontade é dizer "não" pode ser muito frustrante. Segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, é difícil aprender como negar os pedidos no trabalho. Essa postura, no entanto, pode ser uma das principais causas para a perda de tempo.

“As razões para dizer esse ‘sim’ na hora errada são as mais variadas possíveis. Sentimos uma espécie de necessidade de ser sempre solícitos e agradáveis. Fazemos nossa parte para manter nossas amizades. Temos medo de decepcionar as pessoas. Um outro motivo muito comum é o medo de assumir o controle da situação: quando respondemos sim às demandas alheias, nos calamos diante de nossas próprias decisões”, explica o especialista. No entanto, ele afirma que, sejam quais forem os motivos, responder de forma positiva a algo que deveria receber um "não" é uma maneira de terceirizar a administração pessoal.

Barbosa dá seis dicas para pensar melhor antes de dizer "sim" para tudo. Confira:

1) Nunca se acanhe em dizer não: você não precisa ser bonzinho para os outros nem parecer sempre disponível. Na verdade, todo mundo tem problemas em dizer não. A capacidade de dizer essa palavra costuma ser vista com admiração inclusive pela pessoa que a ouve. Ela, na verdade, gostaria de ter a mesma disciplina.

2) Não adie; vá direto ao ponto: pode doer, mas é melhor. Atrasar a comunicação do não quando a decisão já está tomada apenas prolonga o sofrimento. Um não bem dito logo no início do processo pode poupar muitos aborrecimentos (e dores!).

3) Evite inventar desculpas ou dizer mentiras na hora de dizer o não: se tiver uma justificativa fundamentada em fatos, você deve utilizá-la, com certeza. Mas se lembre de que você não deve explicações aos outros, nem precisa se desculpar por suas escolhas. Você está no comando! Forneça uma resposta amigável, com sorriso. E evite entrar em um debate ou discussão sobre as razões de sua decisão.

4) Use o corpo para dizer não: quando a pessoa estiver fazendo aquele convite que você não pretende aceitar, comece a torcer o nariz, contorcer a boca e franzir a testa de forma discreta antes que ela termine de falar. Esses movimentos já dão a entender para o seu interlocutor que você não está de acordo com a proposta. Isso tornará o “não” uma palavra natural e até mesmo esperada.

5) Faça um acordo mental com você: a partir do momento que você decidiu que não quer algo, prometa para você mesmo que manterá essa posição. Essa pequena atitude reafirma para você mesmo a importância da sua resposta e evita os conflitos internos.

6) E se o não tiver de ser dito ao seu superior? Nesse caso, a melhor forma é mostrar para ele a sua lista de prioridades profissionais e deixar que ele resolva o que mais é importante. Se o que ele estiver propondo for algo pessoal (um convite para uma festa ou para um happy hour) você terá de avaliar a situação. E dizer seu não da forma mais direta possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário